segunda-feira, 22 de março de 2010

Educação

PEDAGOGIA E CIDADANIA






O conceito de cidadania sempre esteve fortemente atrelado à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade Cidadania, direitos e deveres.


Mas, o que é realmente Cidadania? Cidadania acima de tudo consiste gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.

Para continuar lendo acesse: http://pointvalenca.blogspot.com/search/label/EDUCA%C3%87%C3%83O%20POR%20EUNICE%20SAMPAIO




PAIS BRILHANTES E PROFESSORES FASCINANTES




Hoje vim falar um pouco do livro Pais Brilhantes, Professores Fascinantes do autor August Cury. O livro trata sobre os semeadores de ideias, tanto professor quanto os próprios pais. E não controladores de alunos ou dos filhos.


Ninguém se diploma na tarefa de educar , aprende educando. A vida é uma grande escola que pouco ensina aos que não sabem ler a realidade que os cerca.


O professor fascinante é um artesão da personalidade , um poeta da inteligência , um semeador de idéias. Professores fascinantes devem formar pensadores que são autores da sua história. Devem multiplicar homens que pensam em nossa realidade. Eles transformam a informação em conhecimento e o conhecimento em experiências. Professores fascinantes usam a memória como suporte da arte de pensar , o que contribui para desenvolver nos alunos: o pensar antes de agir , expor e não impor idéias , consciência crítica, a capacidade de debater , de questionar , de trabalhar em equipe...

Para continuar lendo acesse: http://pointvalenca.blogspot.com/search/label/EDUCA%C3%87%C3%83O%20POR%20EUNICE%20SAMPAIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário