quinta-feira, 25 de março de 2010

DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA


O objetivo primário da delegação é conseguir que o trabalho seja feito por outra pessoa. Não apenas tarefas simples como ler instruções e girar uma alavanca, mas também tomada de decisão e mudanças que dependem de novas informações. Com delegação, seu pessoal tem a autoridade para reagir a situações sem ter que consultá-lo a todo instante.
A arte de saber delegar é cada vez mais uma necessidade dentro de uma organização, principalmente no que se refere à sua gestão.
Delegação é, fundamentalmente, confiar sua autoridade a outros. Isto significa que eles podem agir e tomar iniciativas independentes; e que eles assumem responsabilidade com você na realização das tarefas. Se algo dá errado, você também é responsável uma vez que você é o gerente; o truque é delegar de tal modo que coisas sejam feitas mas não dêem errado.
Para habilitar uma pessoa para fazer um determindado trabalho, você deve assegurar que:


  • ela sabe o que você quer.


  • ela tem a autoridade para fazer isso.


  • ela sabe como fazer isso.
Esses três fatores dependem de:


  • se comunicar claramente a natureza da tarefa;


  • a extensão de sua descrição;


  • as fontes de informações e conhecimento relevantes.
Abaixo temos um comparativo do antigo modelo de liderança e do modelo atual, mais próximo e mais participativo com as atividades de toda a sua equipe:
Líder do Passado


  • Ser um chefe


  • Controlar as pessoas


  • Centralizar a autoridade


  • Estabelecimento de objetivos


  • Dirigir com regras e regulamentos


  • Confrontar e combater


  • Mudar por necessidade e crise


  • Ter um enfoque eu e meu departamento
Líder do Futuro (Atual)


  • Ser um coach e facilitador


  • Empowerment


  • Distribuir a liderança


  • Conciliar visão e estratégia


  • Guiar com valores compartilhados


  • Colaborar e unificar


  • Ter um enfoque mais amplo


  • Ter um enfoque de minha empresa
    Papel do Líder


    • Interpretar a realidade emergente


    • Focalizar os recursos existentes de uma forma eficiente


    • Desenvolver e promover novas capacidades em resposta às mudanças


    • Facilitar criação, captação e disseminação de conhecimento
Todas estas habilidades expressam a importância na valorização do capital humano, possibilitando não somente o desenvolvimento de suas potencialidades, mas também da superação dos seus limites.




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